• Segunda, Abril 16, 2018

A caixa de entrada do seu e-mail está sempre cheia de mensagens e propagandas de destinatários que você não conhece e/ou não autorizou? A caixa de lixo eletrônico está sempre superlotada? Então certamente você já é uma vítima de spam – algo cada vez mais comum no dia a dia das pessoas, das empresas e organizações.

Esse ataque aos usuários de e-mail é cada vez mais frequente e os prejuízos financeiros podem ser grandes. Afinal, além de propagandas indesejáveis (maioria dos casos), em muitas situações o spam pode conter conteúdos bem mais agressivos, como algum tipo de vírus – que tem como objetivo obter dados pessoais, bancários, e uma série de outras informações do usuário.

Se você utiliza o cPanel para gerenciar seu site e e-mails, tem a opção de habilitar o SpamAssassin – um aplicativo que trabalha em conjunto com o serviço de e-mail do servidor no combate ao spam.

Com funções como lista de bloqueio/liberação de endereços de e-mail e domínios, o sistema permite que você crie uma configuração personalizada para o recebimento de e-mail.

Bloqueando spam: como habilitar e configurar o SpamAssassin
Muito útil para prevenir spam em suas contas de e-mail, o SpamAssassin está disponível para os clientes da ValueHost que utilizam o cPanel. Para utilizá-lo, basta ativar e configurar o aplicativo – que está disponível na aba Correio.

Ao receber um e-mail, o sistema analisa seu conteúdo, verifica sentenças que já foram marcadas como spam, verifica quando o domínio do remetente é diferente do servidor que enviou a mensagem, além de uma série de outros detalhes.

Um das principais qualidades do SpamAssassin é que você tem condições de definir o grau de tolerância utilizando pontuações (de 0 a 10) para realizar a classificação dos e-mails. O valor padrão é 5, mas é possível configurar confirme as suas necessidades.

Quanto maior a pontuação que você configurar, mas conservador ele será. Caso um remetente envie um e-mail para o seu domínio e ele não alcance a pontuação que você determinou, ele será descartado como spam.

Abaixo, algumas configurações que o usuário pode realizar:

  • Bloqueio de spam: pode ser configurado conforme o filtro realizado pelo usuário. É possível, também, determinar se a mensagem marcada como spam deve ser excluída automaticamente, ou se deve ser enviada para uma caixa de spam, permitindo uma revisão dos e-mails marcados;
  • Blacklist/Whitelist: permite criar uma lista preferencial de bloqueios e/ou permissões para domínios ou endereços de e-mail que podem enviar e-mail sem passar pelo filtro.
    Como podemos ver, com uma boa ferramenta e algumas regras simples é possível evitar o indesejável spam. E você, já usa alguma ferramenta para proteger a caixa de entrada do seu e-mail? Se ainda não, que tal começar agora?

Se tiver dúvidas sobre o uso da ferramenta, utilize o espaço para comentários.

Nosso suporte também está à disposição, caso você precise de alguma informação ou orientação adicional sobre o assunto.